Por que a temática “Morte” é a base de pesquisa deste laboratório?

05:48

por Hölle Carogne



Aos poucos postarei aqui as pesquisas que venho fazendo para este laboratório experimental e workshop!

Acompanhem comigo! 

SOBRE A EXPRESSÃO

Enquanto manifestação, a expressão contrapõe-se ao interno. Externo e interno encontram-se numa relação de tensão, como “em cima e embaixo”. O externo visível pode tornar manifesto o interno invisível, através de símbolos criados pelos estados psíquicos. Ex.: O pular das crianças como expressão de alegria e o deixar pender a cabeça como expressão de abatimento.

Segundo o filósofo e psicólogo alemão Ludwig Klages (1872-1956), “o corpo é a manifestação da alma. A alma, o sentido do corpo vivo.”

O filósofo cultural checo Rudolf Kassner (1873-1959) defendeu não apenas as correspondências secretas entre corpo e alma, mas também a do ser humano com o Cosmos.

Segundo o escritor suíço Max Picard (1888-1965), aquilo que fala no homem e do homem, aquilo que ele exprime, não é apenas uma declaração sobre ele, mas também “traços divinos na Terra”.



A Morte será o tema do Underworld Fusion Fest 2017 e para que possa existir uma sinergia entre todos os trabalhos e estudos desenvolvidos nos dois dias de evento, decidimos focar neste assunto como tema principal, sendo ele trabalhado de acordo com a iniciativa e visão de cada professora/palestrante.

Confesso que quando fui convidada para dar um workshop sobre “Expressão Artística” me senti super à vontade, uma vez que é um assunto que tenho certo domínio e me dedico a estudar e experienciar cada vez mais. Porém, quando decidiu-se o tema principal do evento (a morte) eu me vi em um beco sem saída.

Morte é o processo irreversível de cessamento das atividades biológicas necessárias à caracterização e manutenção da vida em um sistema outrora classificado como vivo.
Se o corpo morre, não é possível existir expressão.

Então, como seria possível ensinar sobre expressão quando o tema é a Morte?

Acontece que, no fim do túnel (ou beco) tinha uma luz (era só o dente de ouro no sorriso do Diabo, como diria o Graveyard, mas é sempre uma coisa boa quando o Diabo nos sorri)...

Decidi então, unir o útil ao agradável e usar as experiências pessoais de cada participante como ponto de partida para essa correspondência secreta entre o corpo e a alma. Isso significa que tu és peça chave deste laboratório!

Venha dividir tua energia comigo!

Te espero! 

Imagem: Mao Hamaguchi



>> Confira mais informações sobre o workshop "O Corpo como manifestação da Alma" com Hölle Carogne (clique no link abaixo):

http://underworldfusionfest.blogspot.com.br/2016/05/holle-carogne-rs.html


>> Confirme sua presença neste workshop clicando na imagem abaixo:



You Might Also Like

0 comments