Origem & Histórico

11:38

ORIGEM


Underworld Fusion Fest  é um evento voltado para as fusões exóticas e obscuras da dança do ventre e tribal fusion, como o dark fusion, gothic bellydance, underground bellydance(metal, rock, medieval,etc) e experimental fusion bellydance. 


A vontade de criar um evento de dança tribal mais voltado para a cena underground era algo intrínseco ao Grupo Asgard, que já fusionava elementos alternativos à dança do ventre e, posteriormente, quando conheceram o estilo, ao tribal fusion. Desta forma, em 2009, o Underworld Fusion Fest foi idealizado pelas bailarinas Aerith Kristinne Folly, membros originais do grupo. Então, a ideia do nome do evento e seu conceito inicial  foram inspirados no DVD  Bellydance Underworld: Tribal Fusion, Experimental and Gothic Performances.




HISTÓRICO

A primeira edição foi realizada na Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, na cidade de Nova Friburgo, sendo um dos pioneiros eventos do estilo no país, produzido por Aerith e Anne Nargis. Sua primeira edição, realizada nos dias 17 e 18 de abril de 2010, no Teatro Bebete Castilho, no Centro de Artes de Nova Friburgo, teve como convidada especial a bailarina Crys Eda (SP), contando com a participação majoritária de bailarinas da cidade do Rio de Janeiro.
Em sua segunda edição,  Aerith  organizou o evento em parceria com Gilmara Cruz, o qual começou a ser produzido em Curitiba-PR. Este foi realizado nos dias 20 e 21 de agosto de 2016 com workshops nacionais e internacionais ministrados no Street Extreme Escola de Dança; e apresentação de dança no espetáculo “Occvltum Spectaculum”, realizado no Teatro Rodrigo D’Oliveira .  

Em sua terceira edição, sob produção de Aerith e Max Olsen, o evento adquiriu uma nova estrutura e formato, passando a ser um dos principais eventos de dança tribal e fusões obscuras no Brasil com a participação de bailarinas nacionais e internacionais. Nesta edição, o Underworld Fusion Fest foi realizado na Casa Hoffmann e no Teatro Zé Maria Santos, nos dias 21 e 22 de Outubro de 2017.

CARTAZES:

1ª Edição (2010)



Data:17 e 18/04/2010
Local: Teatro Bebete Castilho, Centro de Artes
Cidade: Nova Friburgo-RJ
Realização: Aerith & Anne Nargis





2ª Edição (2016)



Data: 20 e 21/08/2016
Local: Teatro Rodrigo D'Oliveira
Cidade: Curitiba-PR
Professoras convidadas: 
Aerith (PR), Bruna Gomes (RS), Gabriela Miranda (RS), Gilmara Cruz (PR), Hölle Carogne (RS), Long Nu (Argentina) e Saba Khandroma (Argentina).
Patrocinadores e apoiadores: Teatro Rodrigo D'Oliveira, Xtreeme Studio, Hotel Flat Petras, Balaio WebTv, Max Olsen Produção Audiovisual, Estela Z Photography, M9 Gráfica e Comunicação VisualStart Gráfica Digital, Yuri Seima, Ingrid Arts, Gold Skull Bar, FitzPatrick's Pub, Padaria América, Bukuri Atelier, Ateliê Tribal Skin,  Studio Morphose, Estúdio de Dança Gilmara Cruz, Cenário Espaço Arte, Dark Fusion Curitiba e Aerith Tribal Fusion Blog.

Realização: Aerith & Gilmara Cruz

Release:

Avoluma-se nas terras curitibanas a lei do ocultismo, da magia e dos encantos de uma linguagem que reside - encoberta pelas negras paredes - no submundo: o Dark Fusion.

No outono de 2016, eis que ressurge das cinzas o Underworld Fusion Fest, celebração sombria que tem como expressão a linguagem da Dança Obscura! Após um ciclo de 6 anos lunares sucumbido às trevas, a cerimônia - através das asas da fênix -, toma força e ergue-se novamente, desta vez com o empenho das anciãs Aerith e Gilmara Cruz na cidade de Curitiba/PR.

Convocamos a todas as almas negras, que se alimentam de encantos, magia e sabedoria, a serpentear conosco, fazendo parte deste grande coven lunar na grande noite de 20 de agosto no Teatro Rodrigo D’Oliveira. Este ritual contará também com workshops de temas voltados ao “Ocultismo” e a dança Tribal. Uma energia sombria convida você a este pacto conosco. Sente-se inebriado a aproximar deste círculo?

(Texto por Gilmara Cruz)






3ª Edição (2017)


Data: 21 e 22/10/2017
Local: Teatro Zé Maria Santos
Cidade: Curitiba-PR
Professoras convidadas: 
Aerith (PR), Bruna Gomes (RS)Crys Eda (SP), Gabriela Miranda (RS), Gilmara Cruz (PR), Hölle Carogne (RS), Long Nu (Argentina), Persephone LeFay (PR), Saba Khandroma (Argentina), Sara Félix (PR) e Thaís Itapema (PR).

Patrocinadores e apoiadores: Teatro Guaíra e Secretaria do Estado do Paraná, Teatro Zé Maria SantosMax Olsen Produção AudiovisualEstela Z Photography Yuri SeimaPalenque DesignBukuri AtelierAerith Tribal Fusion Blog,  Lachrimatory, Clã Skjaldborg, Asgard Tribal Co.Ateliê Tribal Skin, Prefeitura de Curitiba e Fundação Cultural.

Parcerias: Start Gráfica DigitalGold Skull Bar, Moda de Subculturas: Moda e Cultura Alternativa

Realização: Aerith & Max Olsen


Release:


O perecer da imortalidade.
Uma passagem.
Um ritual.
Um fim de um ciclo.

A decomposição da carne.
Apenas matéria tomada pelos vermes.
A trivialidade.
Uma fase tão efêmera da existência terrena.

A dor.
O Sofrimento.
A perda.
A ausência.

Seus sorrisos, palavras...
Sua voz...
Seus abraços...
Nunca mais os sentirei...
Apenas memórias acesas nas chamas do coração
Apenas um vazio deixado por não mais sentir sua alma em pulsação

Como encarar a Morte? Como lidar com a perda e frustrações? Como mirar suas fases?

A humanidade, com diferentes crenças e ideologias, tenta dar sentido para essa fase do ciclo da vida. Qual o arquétipo da Morte você irá evocar em sua dança?

"Death" contará como tema central a "Morte", interpretada por diferentes formas de expressão artística, suas crenças, culturas, medos e mistérios. Sob a óptica de cada bailarino, carregadas de simbolismos, "Death" quebrará conceitos e mostrará que há arte no lado underground da dança.

Nesta terceira edição, o Underworld Fusion Fest apresenta "Death", espetáculo de dança tribal fusion e suas vertentes mais obscuras, que será realizado em única apresentação no dia 21 de outubro de 2017 (sábado), às 20 horas, no Teatro Zé Maria Santos. O espetáculo contará com a participação de convidados profissionais nacionais do Rio Grande do Sul, São Paulo e da cidade de Curitiba, convidados internacionais da Argentina e Espanha, e Elenco Nacional composto por participantes de todo Brasil.

(Texto por Aerith)



You Might Also Like

0 comments